Breve histórico da vida de Wandreley Pereira dos Santos
 

Wanderley Pereira dos Santos começou a vida profissional aos cinco anos: fez uma pequena caixa, na qual colocou escovas, flanelas e graxa, e começou a trabalhar na entrada da igreja matriz da paróquia São Sebastião, em São Gotardo, Minas Gerais. Apesar de novinho, era caprichoso, conquistando cada vez mais clientes. Aos seis anos, começou a estudar na escola Professor Alfredo Balena. No mesmo ano, sua família mudou para Belo Horizonte e foram viver em uma pequena casa, nos fundos da casa paroquial de São Marcos, no bairro Maria Goretti. No bairro Pirajá, ficava a escola municipal Francisco Azevedo, onde começou a estudar. As dificuldades financeiras da família eram cada vez maiores. Por ter concluído o quarto ano primário com a melhor nota de todos os tempos na escola, foi homenageado pela diretora e pelas professoras: “Informei à diretora que não poderia participar da solenidade, porque não tinha como comprar a roupa exigida: calças e sapatos pretos, e uma camisa branca”. Para sua surpresa e alegria, a professora Dona Margarida lhe deu de presente tudo o que precisava. Assim, pôde participar da cerimônia de diplomação.

Com dez anos de idade e com o diploma debaixo do braço, começou a trabalhar na Pastelaria Jaraguá, de propriedade da Dona Celestina, na Rua Santa Catarina, em frente ao fascinante e movimentado Mercado Central de Belo Horizonte. O trabalho era penoso. Wanderley levantava-se às cinco horas, “pegava o ônibus e pulava a roleta. Chegava à pastelaria e pegava dois balaios. Um, com trezentos pastéis de carne e de queijo; o outro, com cem coxinhas, cem empadas e cem bolinhos de queijo”. Descia a Amazonas, vendendo os produtos nos bares de ambos os lados da movimentada avenida. Só voltava à pastelaria “quando vendia tudinho”. Uma infância muito difícil, uma juventude de muita luta. A busca por novos desafios era cada vez maior. Estudava em escolas públicas, era muito aplicado: “Eu não tinha tempo para tirar notas ruins." Passava de série sempre com notas bem altas. Desse jeito, com muita luta e persistência, sua vida começava a melhorar.

Aos dezoito anos, tirou carteira de motorista e começou a trabalhar como vendedor em uma empresa atacadista de materiais elétricos. Como o salário era baseado em comissões, trabalhava e vendia cada vez mais. Havia um produto muito disputado: os disjuntores Westinghouse, fabricados no Brasil pela Eletromar. Por ser campeão de vendas, acabou conhecendo o gerente da indústria em Belo Horizonte. Explicou a ele que estava estudando Direito e que gostaria muito de fazer parte da sua equipe. Assim, candidatou-se a uma vaga de vendedor. Foi aprovado e contratado. O gerente era o Sr. José Luiz Garcia Sirera, pessoa maravilhosa, moral ilibada, muito fácil de lidar. Com pouco tempo, tornaram-se grandes amigos. Wanderley foi destaque nacional de vendas e, associado ao fato de estar concluindo o curso de Direito, habilitou-se a fazer parte da relação de profissionais preparados para novos desafios dentro da Westinghouse, uma multinacional americana, com atuação em todo o mundo. O primeiro deles foi assumir a gerência da empresa, no Rio de Janeiro. A partir daí, vieram desafios cada vez maiores, por um período de quatorze anos. Surgiu, então, outro José Luiz em sua vida: J. L. Santolim, que juntamente com o ícone dos transportes, Comendador Camilo Cola fundador da Corporação Itapemirim, conglomerado de empresas dedicado, principalmente, ao transporte rodoviário e aéreo de cargas e passageiros, convidaram e Wanderley assumiu função executiva de primeiro nível no referido grupo.

A partir daí, enveredou pelo mundo dos transportes. Por questões pessoais, decidiu voltar para Belo Horizonte. Desligou-se da Itapemirim e iniciou função executiva na Cia. São Geraldo de Viação. No mesmo período Wanderley foi o principal articulador e fundador da Rede Brasil de Viagens, entidade composta por mais de cem empresas de transportes, com atuação em todos os estados brasileiros. Na função de diretor executivo da Rede, auxiliou a integração de inúmeros serviços e parcerias, que proporcionaram enormes ganhos para as empresas e para a sociedade. Os desafios não pararam por aí. Assim, assumiu a diretoria geral do Grupo Bomfim, formado por onze empresas em diversos segmentos de mercado, sediada em Aracaju, SE. Após a consolidação das empresas do grupo, Wanderley retornou para Belo Horizonte, onde assumiu e está presidente do Grupo Master. Com mais mil colaboradores, o Grupo é um dos maiores conglomerados de consultoria e gestão do país: “Com talento e competência, aliados à tecnologia de ponta, ajudamos nossos clientes a crescer e o Brasil a avançar, com responsabilidade técnica e social”.

Brasileiro, conferencista, casado, advogado especialista em Direito Tributário, Direito Financeiro e Direito Público. Especialista também em Planejamento Estratégico. Autor entre outros, do livro O Advogado e a Freira, da editora Livre Expressão, São Paulo. Membro da Associação Brasileira de Direito Tributário. Palestrante requisitado por empresas de médio e grande porte de todo país. Dr. Wanderley recebeu centenas de premiações, tais como o Marketing Awards da Westinghouse Corporation, nos EUA, pelo trabalho desenvolvido no Brasil e na América Latina, durante mais de quatorze anos. Comenda na Ordem de Grande Cavaleiro do Grande Oriente de Minas Gerais, na qualidade de Secretário Geral de Finanças. Distinção como Consultor Jurídico e Palestrante. Destaque Acadêmico por várias publicações. Prêmio Nacional da Qualidade, concedido pela Fundação Vanzolini, da Universidade de São Paulo (USP). Prêmio Destaque Nacional, oferecido pela ESPM, Rio de Janeiro. Medalha de Honra ao Mérito nos 20 anos da Dacon da Faculdade Milton Campos, em Belo Horizonte. Cidadão honorário de várias cidades, dentre as quais a terra do rei Roberto Carlos e do legendário cronista Rubem Braga, Cachoeiro de Itapemirim, ES. Endereço profissional: Alameda das Princesas, 756 - 4º andar - Bairro São Luís, CEP 31275-180, Belo Horizonte - MG.

 
 
 
Wanderley Pereira dos Santos - Website Pessoal
Palestras Motivacionais e Conferências Técnicas - Motivação e Sucesso